Nem todo resultado é real, nem todo sim é vantajoso e nem toda venda é lucrativa
Gestão estratégica é um termo bastante utilizado no mercado, seja qual for o segmento ou nicho. Fato é que a gestão como um todo, é o pulmão de um negócio, de uma empresa, uma companhia. Sem gestão eficaz é impossível garantir a vida saudável de uma empresa é como cuidar do corpo, você pode estar vivo, trabalhando, mas se não gerir seu corpo da forma correta, se não analisar seu estilo de vida, checkups e se não promover ações que visam melhorar sua qualidade de vida, você vai perdendo sua saúde e a qualquer momento pode morrer. Quando falamos em gestão comercial, estamos tratando de um setor crucial para o crescimento da empresa, pois lidamos com produtos, vendas e gestão de pessoas.
Nem todo resultado é real, nem todo sim é vantajoso e nem toda venda é lucrativa. Sem um plano estratégico bem definido para atacar o mercado de forma consciente e alinhada aos objetivos e capacidade da empresa, se torna impossível obter resultados que fortaleçam de fato seu negócio; muitas vezes, bos vendas camuflam broblemas que futuramente poderá destruir sua empresa. Muitas empresas começam no Brasil, mas infelizmente uma grande parte não suporta a guerra do mercados; e um dos motivos é falta de visão estratégica na gestão comercial.
Tudo que o empresário quer é resultados
Tudo que um empresário, seja ele um pequeno ou aquele com um negócio consolidado e lucrativo, deseja é ver resultados verdadeiros em suas empresas, ver o lucro desejado no final do mês. Nada é mais gratificante que estabelecer metas, objetivos, iniciar um projeto e, após algum tempo, olhar para trás, apesar dos desafios, sentir aquela sensação de valeu a pena toda luta “eu consegui”. É maravilhoso ver o orgulho no olhar de cada pessoa próxima, cônjuge, filhos, parentes, amigos, aquele orgulho de estar perto de alguém vencedor, e querer aprender como se faz, ouvir a história de sucesso.
A ambição é maravilhosa
Quando alguém decide empreender, está sendo ambicioso, não ganancioso, mas alguém com ambição de vencer, de avançar, está olhando para um lugar mais alto e pensando, eu quero chegar lá; isso é maravilhoso.
Todos nós, quando iniciamos uma empresa, sabemos dos riscos, do quanto será preciso renunciar para alcançar os objetivos, dos desafios no caminho; fazemos tudo ao nosso alcance para dar certo. A grande questão está em detalhes essenciais, que por conta de todos os desafios enfrentados, seja a falta de tempo ou as surpresas não planejadas pelo caminho, acabamos não nos atentando. E isso pode acabar nos custando caro, mais do que o dinheiro que foi investido, ou o tempo empenhado para realizar todas as obrigações, ou as idas e vindas da burocracia,pode nos custar a realização de um sonho, de um projeto que tinha tudo para dar certo.
Visão estratégica não é opção, é necessidade
E por essa razão, cada etapa do processo precisa receber atenção total. Não basta abrir a empresa e colocá-la para funcionar, é preciso olhar com atenção para pontos cruciais, e a Gestão Comercial da sua empresa é um desses pontos.
É preciso ser estratégico em tudo que envolve sua gestão:
- Um produto adequado com as necessidades e desejo do seu Público Alvo, com o apoio do Marketing;
(você está seguro de que seu produto, ou serviço, é exatamente o que seu público precisa ou deseja?)
- Saber comprar de forma a garantir lucro real;
(está convicto de que não está comprando de forma equivocada, acreditando estar fazendo ótimos negócios, mas no fim estar perdendo dinheiro que poderia ser investido na empresa?)
- Manter os processos adequados ao seu dia a dia;
(os seus processos estão alinhados à sua operação, de forma a promover agilidade e fluidez?)
- Com ferramentas atualizadas para gerir esses processos;
(está utilizando as ferramentas necessária para garantir otimização do tempo de seus colaboradores?)
- Um plano de relacionamento com as pessoas que envolvem sua operação, os colaboradores e com seus clientes;
(Você conhece seus clientes, sabe se eles estão satisfeitos com seu produto ou serviço, e seus colaboradores, estão motivodos e alinhados aos objetivos da empresa?)
- Uma ótima estratégia de vendas;
(você sai vendendo, ou conta com um processo, um funil estabelecido para atingir as metas?)
E para realizar todas essas etapas com eficiência e profissionalismo, na maioria das vezes, o empresário necessita recorrer a terceiros. Pois muitos estão focados em outros pontos, muitas vezes acumulando funções, sendo seu principal funcionário; um dos grandes perigos de uma negócio.
Para isso, a Unisomos está aqui, para ajudar empreendedores ambiciosos a alcançar resultados reais que promovam crescimento consolidado a suas empresas.