Branding – uma marca forte surfa a onda

Infelizmente, muitos negócios começam e não resistem a primeira crise. As crises são parte do processo, mas como estar realmente preparado para vencer os desafios?

Após investir tempo, dedicação e dinheiro suado em um negócio, aquele projeto que sonhou e planejou com afinco, é ralmente frustante não ver chegar os resultados.

Mas a verdade é que transformar o seu negócio em uma engrenagem com todas as peças trabalhando em perfeita armonia para [de fato] ver os resultados que te proporcionem alcançar os objetivos e sonhos que sempre desejou para a sua empresa, sua vida pessoal e para a sua família exige mais do que muito esforço e trabalho duro [e não estou falando de ter que investir os olhos da cara].

No Brasil, muitas empresas fecham em menos de dois anos segundo estudos do SEBRAE. Isso acontece por fatores como a falta de planejamento e descontrole financeiro. Mas sem dúvida, e os estudos apontam isso, a falta de eficiência no marketing também é uma das principais razões; se unido aos outros fatores, a situação é terrível; acrescentando eventos imponderávies como uma crise financeira e sanitária a situação se torna catastrófica.

Aprenda com os grandes

Você pode [deve] se questionar por que as grandes marcas resistem em meio às crises. Até pode responder de forma superficial dizendo que é porque elas têm muito mais poder e recursos financeiro. Vou te contar uma coisa que pode transformar a sua visão sobre o seu negócio: elas só são grandes, com esse poder todo porque investiram muito no fortalecimento de suas marcas. Isso mesmo. É muito simples de entender a lógica: quanto mais forte uma marca é, mais ela vende, mais tem lucro e recurso financeiro, se torna grande e muito mais preparada para os desafios.

Mas o que é Branding?

Branding (ou Gestão da Marca), de forma simples e objetiva, é a estratégia que foca em fortalecer a imagem da marca perante o mercado. Uma marca forte é reconhecida, lembrada, com uma comunicação clara e objetiva e com muito valor agregado.

Estamos diante de uma grande crise, uma Pandemia Mundial, o comércio estagnado, as pessoas não podem sair para comer nos lugares que gostam e muitas vezes não estão com vontade e nem ânimo para cozinhar, o que elas fazem? Pedem algo no Mc Donalds, Habibbs, Pizza Hut, Dominos etc.

Essas marcas são fortes no mercado e se mantêm firmes (até lucrando mais) aproveitando as oportunidades diante do cenário atual. Mas não é só as Big marcas que conseguem esse feito. Para pra pensar, aí no seu bairro, cidade ou na sua região sempre tem aquele Hot Dog, Pastel ou Lanche que dá uma vontade de comer, que todo mundo fala bem, não tem? Então, são marcas fortes dentro da sua praça de atuação, aí na sua cidade. Talvez não vendam tanto quanto o Mc Donalds, mas quando os clientes pensam em comer já lembram desse lugar e eles se mantêm firmes mesmo diante de grandes desafios. Eu mesmo não abro mão de comer em uma pastelaria muito boa em Campinas. O pastel é muito bom. É uma empresa pequena se comparada a marcas como Mc Donalds, Pizza Hut, mas está firme e vendendo muito durante esta crise.

Como as grandes marcas e até mesmo os “pequenos’ aqui da minha cidade conseguem ter uma marca forte?

O segredo (que não é segredo) está no investimento em Branding. As grandes marcas investem milhões em ações para fortalecimento de suas imagens e obtêm o retorno financeiro por isso. “Mas a pastelaria aqui da minha cidade não deve investir o mesmo“! Você deve estar pensando. Claro que não! Mas com certeza investe mais do que a maioria de seus concorrentes diretos em ações de fortalecimento da marca, agregando muito valor a ela.

Hoje com a mudança no comportamento das pessoas e o crescimento indiscutível e gigantesco da internet, não é difícil uma empresa de pequeno porte investir em ações para fortalecer a sua marca. Com uma boa estratégia de Marketing Digital em conjunto com um bom Plano de Marketing, investir no crescimento e fortalecimento da marca na sua praça de atuação não é só privilégio das grandes empresas.

A estratégia de Branding em 4 pilares:

  • Identidade visual
  • Posicionamento
  • Comunicação
  • Valor agregado

Indentidade visual

A identidade visual da sua marca é extremamente importante. Ela precisa refletir e fixar nos olhos das pessoas o que sua marca é. É através da identidade visual que as pessoas reconhecerão a sua marca. E além disso, mais do que ter uma identidade visual bem elaborada e bonitinha, é preciso que ela seja vista, reconhecida e lembrada pelo seu publico alvo.

É igual o nosso nome, se você ouve o nome de alguém que você conhece, ainda que muitas vezes inconscientemente, você lembra da feição dessa pessoa, do rosto, características físicas. É como a logo da sua empresa e todos os elementos que a compõe, as pessoas precisam reconhecer a sua marca, saber quem é.

Posicionamento

Se a Identidade Visual reflete visualmente a sua marca, o seu posicionamento é a sua identidade intelectual. Ele reflete como a sua empresa pensa, o que ela é como quer ser vista e lembrada. A sua tagline ou slogan precisa comunicar de forma direta e objetiva as inteções da sua marca.

Seguindo o exemplo do nome, após lembrar [ou mesmo antes] da feição da pessoa, muitas vezes lembramos de seu comportamento, suas atitudes. Se é alguém chato, insuportável, já dá até um mal estar, não é mesmo? Agora, se é alguém legal, que faz caridade, alguém simpático, gente fina, você terá uma sensação positiva.

Sua marca precisa trazer boas lembranças e despertar sensações positivas na mente das pessoas.

Comunicação

Quando falamos em comunicação, mais do que publicidade e divulgação, estamos falando da mensagem que sua marca vai transmitir; e então, como será transmitida essa mensagem e para quem. Cada vez mais as pessoas estão antenadas, se posicionando sobre diversos temas, e sua marca precisa saber lidar [de forma inteligente] e aproveitar as oportunidades.

Sua marca precisa se comunicar e transmitir uma mensagem para seu público alvo. A Coca-Cola, por exemplo, transmite uma mesagem de felicidade, de prazer (abra a felicidade é uma campanha bastante conhecida da marca). Sua marca deve se comunicar frequentemente e transmitir algo bom e de valor para as pessoas.

Vídeo explosão de Felicidade – Campanha da coca-cola em 2011

Agregar Valor

Quanto mais valor agregado à sua marca, mais ela será valorizada por seu público alvo. Mas o que é valor agregado? Basicamente é tudo que transmite algo bom e positivo relacionado à sua marca.

Quando alguém compra um pastel e se encanta com o sabor ela percebe mais valor naquela marca, se o atendimento da pastelaria é muito bom — por que não encantador — mais valor agregado, se o tempo de entrega é rápido, sempre conforme o combinado (ou antes), mais valor, se a embalagem é diferenciada e garante que o pastel se mantenha aquecido (e a pastelaria faz questão de informar isso para seus clientes), mais valor. Ou seja, tudo que qualifica a percepção das pessoas com relação a sua marca agrega valor a ela.

Quem nunca preferiu deixar de pagar mais barato em algum produto para comprar outro mais caro por causa da qualidade, atendimento, embalagem etc.

Quem não é visto não é lembrado” Na prática, o que uma marca precisa fazer para se tornar forte é entregar muito valor em tudo que faz, aparecer frequentemente para ser lembrada e ser clara e constante em sua comunicação com seu público.

3 dicas para negócios menores fortalecerem suas marcas sem investir uma fortuna

Empresas pequenas, de médio porte ou microempresas precisam entender que investir no fortalecimento da imagem de suas marcas é indiscutivelvemente o melhor caminho para alcançar os resultados desejados. E isso precisa ser realizado com estratégia, planejamento e integração das ações de marketing. Mas aqui vão três dicas simples:

1 – Verba para marketing

A primeira coisa necessária a se fazer é ter uma verba para marketing. Isso mesmo. Um dos principais erros de pequenos empreendedores é não destinar uma parte de seus lucros para marketing. 10% já é um ótimo começo. Se você lucrou 5 mil reais no mês, separe 500 reais para investir em marketing.

Isso é planejamento. A falta de planejamento pode destruir seu projeto. Então, você precisa entender que sucesso não acontece do dia para noite e nem de forma fácil, é preciso visão estratégica. Com uma verba destinada para marketing você terá mais oportunidade de promover sua empresa e não terá que tirar de onde não deve para anunciar um produto, por exemplo; e não vai deixar passar algumas oportunidades que surgirão. Claro que é preciso saber o que e como fazer, procure ajuda, mas fato é que esse é o princípio de tudo.

2 – Invista em um excelente atendimento

Atender bem e satisfazer os clientes é obrigação de qualquer negócio. Você deve ir além! Busque surpreender, encantar e emocionar seus clientes. Uma pessoa surpreendida positivamente, encantada e emocionada jamais esquecerá da sua marca.

Infelizmente o que se tem visto por aí são atendentes estressados, despreparados e muitas vezes descompromissados com os objetivos das empresas. Treine seus funcionários, invista em endomarketing (Marketing Interno) para que seus colaboradores estejam sempre dispostos e compromissados com a sua missão diária.

Crie soluções para surpreender, encantar e emocionar seus clientes; um cartão de aniversário junto com um brinde, um super desconto quando ele compra de você já há algum tempo. Invista na otimização e melhoria da experiência de compra de seus clientes, uma TV legal na sala de espera, uns docinhos, uns petiscos surpresa de entrada no restaurante; promova a sensação de exclusividade. Abuse da sua criatividade; vai valer a pena! Se você planejar e seguir a primeira dica — separar verba para marketing — essas ações não serão difíceis e nem um peso.

3 – Copie os grandes

Busque saber sobre as ações de marketing de empresas renomadas e, de acordo com suas possibilidades e guardada as devidas proporções, procure implantar em seu negócio. A forma como eles criam os nomes dos produtos, os combos, a forma como comunicam e se relacionam com os clientes, tudo isso é muito útil e vai te ajudar a crescer. Não precisa copiar descaradamente (dizem que no munda nada se cria mas tudo se copia), mas você deve adapatar à sua realidade e também colocar seu estilo nessas ações, buscar autenticidade.

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